Posts Recentes

August 3, 2017

July 27, 2017

Please reload

Enxoval do gatinho

July 27, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Como funcionam os olhos dos gatos

August 2, 2017

Os olhos dos felinos tem uma beleza que encanta à todos. Porém, eles são fundamentais para sua sobrevivência, nos passando várias informações em relação à sua saúde e estado de espírito. Enormes e misteriosos, os olhos felinos são ferramentas perfeitas para o capturamento de movimentos e a caça.
 
Seu tamanho é fascinante: basta compará-lo ao tamanho de sua cabeça. É de impressionar! Essa característica se repete muito em animais noturnos, e é usada para captar mais luz do ambiente.
 


 

 

Como os gatos enxergam à noite?

 
As intrigantes bolotas dos felinos possuem uma camada atrás da retina, com função espelho, que reflete a luz quando vai entrando nos olhos, fazendo um número maior de cones recebê-la. O motivo dos olhos felinos brilharem na escuridão ao receberem luz direta, é essa membrana refletora. Os gatos são craques em enxergar com eficiência em ambientes de baixa luminosidade.



 

 

Por que a pupila do olho do gato muda de formato?

 
Comparado aos humanos, os felinos possuem uma visão bastante superior. Nos gatos, os músculos da íris são feitos de maneira que se contraem na vertical, formando uma fenda. Esses músculos se dilatam dominando quase todo o globo ocular, fazendo acesso a maior captação de luz possível.

 

 

Gatos de olhos azuis

 
Os olhos azuis são uma característica de absolutamente todos os felinos que nascem. Ao irei crescendo, seus olhos podem mudar de cor. A coloração de seus pelos está totalmente associada com a de seus olhos. Veja aqui as raças de gatos.

 

 

 

Terceira pálpebra nos olhos dos gatos

 
Na parte interna, há uma membrana chamada nictitante, tipo uma terceira pálpebra, protegendo os olhos de danos e secura. Nós conseguimos vê-la em parte quando os gatos estão com os olhos semicerrados. Porém, ela é imperceptível quando estão abertos por completo. Isso é super normal, pois essa pálpebra não foi feita para ser visível. Ela fica no canto interno dos olhos. Ao adoecer, ela pode cobrir o olho inteiro. Se isso acontecer com seu gatinho, leve-o correndo ao veterinário.
 
Dizem que os olhos são a janela da alma. Com os gatos, não é diferente. Podemos saber seu estado de espírito através deles. Ao sentir-se em ameaça ou assustado, sua pupila se dilata em até impressionantes cinco vezes. Em situações comuns e iluminação normal, os felinos ficam com as pupilas pequenas, bem no meio do globo ocular e naquele formato de fenda.

 



 

Cor dos olhos dos gatos

 
O mais incrível é que, de acordo com seu humor, os olhos do gato podem mudar de cor! Os gatos negros sempre possuem olhos verdes ou amarelos ou cobre, mas caso tiverem uma anomalia genética, podem ter olhos azuis. Agora, os gatos brancos, ou com uma porção de manchas brancas, podem ser donos de olhos azuis, verdes, amarelos ou cobre. Já os gatos com manchinhas nos rabos, patas e focinhos, têm olhos azuis.

 



Fonte: Como funcionam os olhos dos gatos | Tudo Sobre Gatos http://tudosobregatos.com.br/como-funcionam-os-olhos-dos-gatos/#ixzz4oYkuzBAU 
Follow us: tudosobregatosoficial on Facebook

 

Share on Twitter
Please reload