Posts Recentes

August 3, 2017

July 27, 2017

Please reload

Enxoval do gatinho

July 27, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Acne Felina: Saiba o que é e como tratar!

July 20, 2017

 

Data da publicação: 19/04/2017

Autor(a): Agatha Catunda

Sabe aqueles pontinhos pretos no queixo do seu gatinho? Parece uma sujeirinha, mas é acne felina! Como nos humanos, a acne dos gatos aparece por causa da produção excessiva de sebo, o que pode afetar gatos de qualquer idade e porte físico.

Se não for tratado, os pontinhos podem virar pústulas - bolhas com pus - que podem estourar e machucar o animal. Em casos mais extremos, a acne pode evoluir para infecções de pele.

Se você achar que seu gato tem acne, leve-o ao veterinário para que o diagnóstico seja preciso e, se for necessário, fazer uma raspagem e uma biópsia do local. Para ajudar no tratamento, você deve ficar atento às principais causas e agravantes:

 

. Stress: gatinhos estressados tem a imunidade baixa e produzem muitos hormônios. Brinque muito com ele e abasteça o ambiente com prateleiras e arranhadores;

. Problemas hormonais: assim como nos humanos, os hormônios dos felinos podem propiciar o aparecimento da acne. Consulte sempre um veterinário para manter a saúde do seu gatinho;

. Reservatórios de plástico: pratinhos de plástico são porosos e por isso, podem acumular bactérias, que podem se hospedar no queixo do bichano. Substitua os pratinhos de plástico por pratinhos de cerâmica ou vidro, por exemplo;

. Limpeza: se a acne for leve, o local precisa ser lavado com um sabonete antibiótico específico; para acnes mais graves talvez seja preciso raspar o local para ajudar na limpeza e arejamento.

. Casos avançados: a partir do diagnóstico do veterinário, se a acne for muito grave, pode ser indicado antibióticos, corticóides, pomadas ou o que for mais adequado.

 

Ah, é importante lembrar que a acne felina não tem cura! Ela pode desaparecer em alguns momentos e aparecer em outros. A melhor forma de garantir que seu gatinho não sofra muito com ela é manter a limpeza e o cuidado frequentes.

 

 

Fonte; http://www.gatilirmafrancisca.org.br/post.php?id=10

Share on Twitter
Please reload