Posts Recentes

August 3, 2017

July 27, 2017

Please reload

Enxoval do gatinho

July 27, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

DOENÇA RENAL POLICÍSTICA, PKD

July 20, 2017

 

"DOENÇA RENAL POLICÍSTICA"​

 

PKD é a doença dos rins policísticos e não tem cura, é letal.​

 

Doença renal policística, também conhecida como PKD é uma doença muito comum em gatos persas e/ou de pelos longos como o Himalaia e exóticos de pelo curto. Ela é uma condição hereditária autossômica dominante, de progressão lenta e irreversível que vai resultar em um quadro de insuficiência renal, com sinais clínicos semelhantes aos dos gatos com doença renal crônica de outra origem.

 

Os sintomas podem aparecer em torno de 7 anos de idade e estima-se que, 40% de todos os gatos persas e persa relacionados, são afetados. Nem todos os gatos com PKD desenvolvem o quadro de insuficiência renal.

 

 

Deve observar se ele apresenta alguns desses sintomas:

 

- Desânimo;

- Falta de atividade física, ficando muito cansado;

- Diminuição do apetite;

- Aumento da sede e fazendo muito urina;

- Perda de peso;

- Náusea ou vômitos ocasionais.

 

O importante é que o comprador de um filhote, sobretudo persa, deve estar também atento a existência de tais exames essenciais, como o exame PKD por DNA. Toda criação de gato persa, deve apresentar ao comprador os exames de PKD por DNA negativo dos pais do filhote. Hoje em dia temos um teste genético, que pode ser feito já a partir de 2 meses de idade, para os gatos suspeitos como forma de diagnóstico. A ultrassonografia não serve como garantia de negativo para pkd.​​

 

Tratamento:

 

Não há nenhum tratamento específico para a PKD. O tratamento é o mesma que para a insuficiência renal crônica de qualquer causa, com dieta especifica, Fluidoterapia e medicações na tentativa de controlar os sintomas.

 

Prevenção:

 

Infelizmente não há nenhuma maneira de retardar a progressão ou prevenir o aparecimento de insuficiência renal crônica, uma vez que tenha sido diagnosticada PKD. Quando se sabe que na família existe casos de PKD, deve se evitar a reprodução desses animais para evitar que e essa característica genética seja passada para a frente. Assim, os animais afetados com PKD devem ser castrados e retirados da reprodução.

 

 

Você pode testar seus gatinhos neste laboratório Vet DNA -> www.vetdna.com.br

 

 

 

 

Leia também sobre exames e outras doenças

Share on Twitter
Please reload