Desmame

Por que é importante entregar o filhote somente apos os 4 meses de vida?

 

Criadores só entregam seus filhotes com vacinas, imunizados, comendo ração seca, independentes, muitas vezes castrados e prontos para fazer sua família feliz. Mas, seria muito mais cômodo entregarmos gatinhos com 45 dias, não seria ? Sem ter que gastar praticamente NADA, sem ter que trabalhar por eles, cuidar, banhos, passar noites em claro.Sem colocar a mão no bolso para vacinar, vermifugar, comprar pacotes de ração caríssimos de desmame, pois assim o gatinho não perderia essa época maravilhosa com o seu novo tutor, com o convívio humano, correto?
Não, ERRADO!


Pois um gato entregue com 45 dias, pode não apenas perder o convívio com seu dono nessa fase, como perder TODAS AS FASES, devido a MORTE PRECOCE. Muita coisa pode acontecer: reação vacinal, inúmeras quedas de resistência que poderiam ser evitadas estando em ambiente conhecido e junto a mãe, imunizando-se com todo o necessário para que viva sua vida, longa e feliz. Trata-se de amor ao filhote, respeito a sua vida e responsabilidade.


Privar o gatinho de cuidados adequados confirmados pelos melhores criadores, veterinários e pesquisadores do mundo porque achamos que apenas o nosso amor suprirá as necessidades do animal é além de crueldade, é egoísmo.

Vamos respeitar a natureza, ela é sábia e diz que a fase de amamentação, serve justamente para que o filhote receba imunidade e resistência necessaria para que ele tenha um vida saudável e feliz.

 

Portanto nossos filhotes são entregues somente após os quatro meses de vida com as três doses da vacina importada e castrados. A castração nos machos pode ser feita apos os 3 meses de idade e nas fêmeas após os 4 meses.

 

Fonte: Texto escrito por Marcelo Souto Criador de gatos de raça 

Dúvidas frequentes: